21 abril 2008

10 abril 2008

Arco-íris, Rainbow, 彩虹, قوس قزح




Ora...esta é uma daquelas fotos que eu pensava que nunca iria conseguir fazer. Não é pela foto em si, é mais pelo fenómeno natural que eu capturei na foto. Pois, porque se já é raro avistar uma maravilha destas, mais rara é a hipótese de eu ter a máquina fotográfica á mão para registrar este momento.
Ainda tive que correr á chuva feito um maluquinho...Sim eu disse chuva, não se deixem enganar pela foto, porque eu estava a apanhar uma molha jeitosa. Mas valeu o sacrificio. Venham mais destas. ;p

Momento wikipédia:
A aparência do arco-íris é causada pela dispersão da luz do sol que sofre refração pelas (aproximadamente esféricas) gotas de chuva. A luz sofre uma refração inicial quando penetra na superfície da gota de chuva, dentro da gota ela é refletida (reflexão interna total), e finalmente volta o sofrer refração ao sair da gota. O efeito final é que a luz que entra é refletida em uma grande variedade de ângulos, com a luz mais intensa a um ângulo de cerca de 40°–42°, independente do tamanho da gota. Desde que a água das gotas de chuva é dispersiva, a grau que a luz solar retorna depende do comprimento de onda e da frequencia, principalmente. A luz azul retorna em um ângulo maior que a luz vermelha, mas devido a reflexão interna total da luz na gota de chuva, a luz vermelha aparece mais alta no céu, e forma a cor mais externa do arco-íris.

Para ver mais clique aqui